sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A FESTA DE BABETTE: UMA REFLEXÃO TEOLÓGICA


"Doze anos antes, Babette aparecera entre aquelas pessoas desprovidas de graça. Discípulas de Lutero ouviam sermões a respeito da graça quase todos os domingos e no restante da semana tentavam obter o favor de Deus com a sua piedade e renúncia. A graça veio a elas na forma de uma festa, a festa de Babette, uma refeição desperdiçando uma vida inteira sobre aqueles que não a haviam merecido, que mal possuíam a faculdade de recebê-la. A graça veio como sempre vem: livre de pagamento, sem cordas amarradas, como oferta da casa. (Philip Yancey, em Maravilhosa Graça)".

É interessante que em nossos dias de crescimento do "mundo evangélico" no Brasil se instala a pergunta:

Será que os irmãos vivenciam a Graça de Deus?

Ouvi de um irmão que me disse ter ido visitar outro irmão evangélico que estava doente e agora estava vivendo com sua irmã que cuidava dele. Segundo ele me contou que o irmão e a irmã faziam parte de uma igreja que ele não quis dizer o nome em respeito a ética, mas que somente ensina aos seus membros hábitos e costumes, leis , regras e normas. Quando ele chegou com seu filho ficaram pasmos: a casa estava totalmente suja, a cozinha no quintal, cachorro andando para todo os lados e que mais os surpreendeu foi que os dois estavam muito tristes, sem esperança, cansados e oprimidos por fardos pesados. Infelizmente temos visto muitos crentes, assim em São José do Rio Preto, que não estão vivenciando a Graça de Deus de forma plena.

Temos no filme A FESTA DE BABETE uma oportunidade de reflexão , pois a história se passa numa aldeia de crentes, isto é, "pessoas convertidas", puritanas, mas que ainda não tinham experimentado a Graça de Deus em suas vidas, o que só chegou através de uma festa de comunhão feita pela empregada das duas irmãs, iniciativa tomada por uma "estranha" que revelou a elas quão importantes são os pequenos prazeres da vida já que podem revelar a Graça a partir de uma simples refeição, reunindo pessoas em torno de uma mesa.

Que os irmãos possam assistir ao filme com a comunidade, acompanhado de uma pipocada desfrutando de um entretenimento, e que percebam neste filme a mensagem teológica da Graça de Deus, como colocado por Philip Yancey, em seu livro "Maravilhosa Graça".

Rev Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário